domingo, 26 de abril de 2015

SER Determinado ?

Oi queridos.. 

Tudo bem? Como vai o dia-a-dia de vocês.. O meu vai bem corrido, muito o que fazer, mas não poderia deixar de postar sobre o texto da semana, certo?
Já ouviram falar sobre determinismo? Determinismo social, genético, tecnológico, geográfico, ambiental. Tudo ultimamente tem sido tratado a base do que foi determinado e acredite, existe teoria determinista - Porquê? Realmente não sei- para muitas áreas...Como assim? Ainda não está claro, afinal O QUE É DETERMINISMO?...


Determinismo é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade. A tirinha apresenta um pensamento determinista da menina.Ficou mais claro ?
Considerando o texto da semana “A perturbadora ascensão do determinismo neurogenético” escrito pelo neurocientista Steven Rose apresenta a ideia do determinismo neurogenético, o qual, “proclama ser capaz de explicar tudo pelas propriedades do cérebro, ou pelos genes”. Steven apresenta um profundo argumento contra o determinismo neurogenético, diria – minha opinião, OK?! Vocês podem descordar - que até um pouco radical.

Antes de continuarmos, para que tudo fique mais claro, neurogenética, segundo Rose é “identificar os genes que afetam o cérebro e o comportamento, atribuir-lhes poder causal ”, portanto o determinismo neurogenético, pode-se dizer que alguma característica é determinada pelo gene, ou pelo cérebro. Sim, para os deterministas as pessoas cometem crimes, pois contém gene criminoso, são pobres, moram nas ruas, pois contém genes que determinam que isso aconteçam. Resumindo o que não é característica dos genes, é atribuído a problemas biológicos durante a gravidez, problemas no nascimento ou acidente na primeira infância... Será mesmo que isso tudo está certo? Ou apenas uma jogada de autoridades, médicos, teóricos, pesquisadores, para tentar explicar problemas ainda não resolvidos da sociedade? Não podemos deixar de considerar que vivemos nos anos do Cérebro, esta cada vez maior o número de pessoas que pesquisam o funcionamento deste. Ah, mas isso não é ruim, é? Claro que não, não há dúvidas de que isso é importante. Só questiono se tudo é determinado pelo cérebro. Acredito que algumas coisas são genéticas e cerebrais, porém não tudo né minha gente, certamente há relação entre biológico, individual e social. Desde quando problemas sociais, são fatores cerebrais de um indivíduo ¿ Isso não seria mais voltado para questões sociais? Na minha visão sim... Muito do que é definido pelos pesquisadores, não necessariamente é verídico.



O que quero trazer como discussão é isso.. Nem tudo pode ser ROTULADO ou GENERALIZADO. Reflita, comente.


Beijos e Borboletas <3

--

"Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se" Tiago 1:19

--
Fonte: Rose S. A. (1997) perturbadora ascensão do determinismo neurogenético. Ciência Hoje, 21, 18-27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário